buscar
´

Como identificar se a minha joia é de ouro mesmo?

Algumas pessoas que ainda não tem o costume de andar com uma aliança de ouro ou algum outro objeto, sempre que acabam comprando a primeira vez, aquela dúvida surge lá no fundo… Será que é de ouro mesmo?

Estilo
3 meses atrás
Como identificar se a minha joia é de ouro mesmo?

Até mesmo pra quem já teve ou tem pode acabar ficando na dúvida também, já que existem algumas peças que podem enganar facilmente o consumidor, mas não se preocupe, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a identificar a sua peça.

Existem algumas formas de identificar um ouro de verdade, então você pode escolher o máximo de maneiras para testá-lo, ou o que você tiver ai na sua casa, afinal, ninguém quer ser enganado de comprar o falso ouro não é mesmo? Vou te trazer algumas orientações, veja a seguir.

Sempre pesquise sobre a loja

Existem algumas formas de identificar um ouro de verdade
Existem algumas formas de identificar um ouro de verdade

Essa é uma orientação super válida que muitos esquecem de fazer, que é pesquisar sobre a loja que você está comprando. Procure por estabelecimentos que já são conhecidos no mercado, ou vá por uma indicação de confiança, sendo de algum amigo ou parente seu.

Se o estabelecimento não for idôneo, ou seja, honesto por total, sempre haverá avaliações ruins e pessoas postando em todas as redes sociais que o lugar vende ouro falso ou algum outro produto que seja feito por materiais mais baratos, e que eles vendem por um preço absurdo.

Por isso é sempre importante você conhecer a loja em que está comprando, de preferência se for virtual. Quando o estabelecimento é físico e está espalhado em vários lugares da cidade, as chances de ser algum golpe ou enganação é pouca.

Analise a sua peça

É sempre importante você conhecer a loja em que está comprando
É sempre importante você conhecer a loja em que está comprando

Essa avaliação não é profissional, portanto o analisar a peça é inspecionar e perceber se há algo de muito estranho no anel ou na peça, como mudança de coloração quando exposto a água ou suor, você consegue fazer isso com a ajuda de uma lupa.

Outra coisa importante é observar sobre a pureza do ouro, geralmente vem escrito nas peças verdadeiras, sendo 10K, 14K, 18K, 22K e 24K, o que tiver menor do que 10, não é característico do material de ouro, portanto se atente a esse detalhe.

Portanto sempre observe se existe essa marca em sua peça, mostrando a pureza do ouro e procure por locais que possam estar mudando a sua coloração, parecendo um tipo de desbotamento, ficando mais rosé ou verde, dependendo do material. Caso isso aconteça, a peça é falsa.

Morda a peça

Começando com calma! Morder a peça não significa colocar uma intensidade muito alta a ponto de que danifique o seu dente. Normalmente esse teste não é recomendado ser feito, porque pode estragar a peça inclusive o seu dente, mas nós citamos aqui para você entender e saber que existe esse método.

Geralmente quando o material é de ouro puro, quando você morde a marca dos dentes deve aparecer, porém se é muito forte a intensidade, isso acaba danificando a peça.

Isso ocorre pois o ouro tem uma maleabilidade muito grande, portanto para trazer firmeza e sustentação é preciso usar outros materiais como cobre e prata. Ao morder o amarelo essa parte deverá ser marcada.

Utilize um Íman

Procure por um íman de verdade, sem ser aqueles de geladeira pois eles não possuem a intensidade o suficiente para puxar os devidos materiais que cedem ao mesmo. Você pode escolher por aqueles que tem em fechos de bolsa, em alguns brinquedos entre outros que são fortes.

No geral, o teste é bem fácil de fazer, é só você colocar o íman acima da peça que você quer testar, e o resultado é: A peça não deverá ser atraída pelo íman. Para isso, temos a explicação que, o ouro não é considerado um metal magnético, por isso não deverá ser atraído.

Mas não para por aí, algumas peças falsas também são feitas por metais que não são magnéticos, portanto o ideal é realizar esse teste juntamente com os outros que citamos e que iremos falar a seguir.

Testar a densidade

Um outro teste super válido também, é testar a densidade do ouro, e quanto maior ela for, mais puro será o material. Uma das coisas, que é viável fazer, é pesar a sua peça, geralmente você pode pedir para um profissional fazer isso e acabar sendo de forma gratuita.

Pese o seu ouro, e o coloque em um pote com água, normalmente se ele afundar e o nível da agua subir pode se dizer que o material é verdadeiro. Se você quiser saber mais especificamente, escolha um pote que tenha marcações.

Após pegar o pote com marcações, encha-o de água e anote a medida, logo em seguida coloque a sua peça lá dentro e anote novamente a medida em que deu. De acordo com a pureza de cada objeto, a água deve se deslocar alguns mls. Como:

– O ouro de 14K, entre 12,9g e 14,6g, deve se deslocar de agua aproximadamente 1ml;
– O ouro de 18K, entre 15,2g a 15,9g, também deve se deslocar 1 ml;
– O ouro branco de 18K, entre 14,7g a 16,9g, deve deslocar 1ml;
– O ouro de 22K, entre 17,7g a 17,8g, se desloca 1ml.

Essas anotações são um pouco mais específicas, você pode simplesmente colocá-lo na agua e ver se ela se deslocou ou não, e em outros quesitos, o ouro não deve boiar, e sim afundar.

Testar com um prato de cerâmica

Esse teste também é valido, porem quem tem aflições pode não gostar muito dele. Um dos pontos negativos, é que você pode danificar a sua peça, com pequenos arranhões, mas se ainda assim, depois de ter realizado os outros testes e não ter a certeza, fica a seu critério realiza-lo.

Vamos pra prática: Pegue um prato de cerâmica, e passe a sua peça em cima dele, como se estivesse arranhando. Caso saia uma mancha escura, o material é falso, e se a mesma for dourada, ela indica o oposto, então que o ouro é real.

Gostou das nossas dicas? Agora eu tenho certeza que você não precisará mais se preocupar se a sua peça é ou não verdadeira. Geralmente com esses testes é fácil de identificar.

New Balance revela os sapatos mais feios do mundo, mas é por uma boa razão
Os novos modelos, New Balance 998 padrão, são parte da estratégia de Liderança Responsável da empresa, que se concentra nas metas e iniciativas de sustentabilidade até 2030....
Jóias de ouro que ficam bem e são baratas
Você já parou pra pensar em alguma jóia que ficaria super bem em você, mas por conta do valor ou de diversos tipos de materiais, você acabou ficando na dúvida em qual...
Melhores sites para comprar joias online
Quer comprar o anel perfeito sem sair de casa? Aqui iremos citar diversos sites confiáveis para você procurar o mais ideal e acessível para você. Agora com esses tempos de...
Como montar a cozinha perfeita?
Quando você pensar em construir a sua cozinha, mesmo que não tenha nenhuma janela e seja um ambiente mais fechado, procure por possibilidades de colocar uma janela, porta, que...
Caneta de luxo é um presente incrível
Vamos conversar um pouquinho sobre esse presente que muitos nem imaginavam ser um objeto para presentear alguém, mas que na vida de certas pessoas faria um bom agrado....

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...