buscar
´

New Balance revela os sapatos mais feios do mundo, mas é por uma boa razão

A New Balance produz calçados e vestuário desportivos, a empresa fica em Boston nos Estados Unidos. No final do mês de abril a marca apresentou sua nova coleção de tênis da sua linha Made Responsibly.

Estilo
7 meses atrás
New Balance revela os sapatos mais feios do mundo, mas é por uma boa razão

Os novos modelos, New Balance 998 padrão, são parte da estratégia de Liderança Responsável da empresa, que se concentra nas metas e iniciativas de sustentabilidade até 2030. Os sapatos são feitos com uma mistura de sobras de fábrica e novos materiais.

O porque de “feios”

New Balance 998 padrão
New Balance 998 padrão

Os novos sapatos da New Balance foram descritos como feios, mas eles sinalizam uma nova abordagem sustentável para a empresa. Cada par é único, graças à variedade de materiais fornecidos.

Ao todo, 2.700 pares foram fabricados e vendidos por US$ 180 (equivalente a R$ 955 reais). As vendas começaram no dia 1º de maio e se esgotaram no mesmo instante em que ficaram disponíveis.

Feito com materiais excedentes para uma abordagem mais cuidadosa ao design e fabricação de tênis
Feito com materiais excedentes para uma abordagem mais cuidadosa ao design e fabricação de tênis

“Quando você olha para o nosso setor, a escassez é uma estratégia comum”, diz Jeff McAdams, vice-presidente de marketing global da New Balance. “Neste caso, parece um lançamento de produto limitado, mas há mais detalhes sobre o motivo pelo qual o fizemos, por que o fizemos e para onde ele irá.”

MADE Responsibly 998
MADE Responsibly 998

A ideia de usar sobras de fábrica para criar uma coleção limitada surgiu após a equipe do produto descobrir que tinha quase 3.000 solados extras. As sobras que foram utilizadas são sobreposições de pele de porco, malha corporal, forro, atacadores, tiras moldadas para colarinho e sola, enquanto os novos materiais são usados ​​para forrar o interior do calçado e incluir espumas e biqueiras.

Quem olha acha que é uma estratégia de marketing, misturando a obsessão da cultura do tênis com um pouco de campanha publicitária de sustentabilidade. Mas “Esta não é uma iniciativa de marketing – essa ideia veio para o marketing de nossas equipes de produto”, diz McAdams. “Tivemos a oportunidade de falar sobre isso de uma forma que o torna um farol para nossas outras iniciativas de sustentabilidade.”

Seu tênis será feito com uma paleta de cores verdadeiramente única
Seu tênis será feito com uma paleta de cores verdadeiramente única

Para McAdams, embora o marketing faça parte da queda do sapato, ele também deve refletir os novos objetivos da empresa. “Você o define como um princípio orientador, então as equipes de produto e marketing vão usá-lo como inspiração, e é assim que você acaba com algo como Feito com Responsabilidade”, diz McAdams. “Nosso objetivo é fazer coisas que, quando você entra nos bastidores e vê, que neste caso está chegando ao desperdício zero, é real”.

No front da sustentabilidade a New Balance traçou uma estratégia de inclui o uso de eletricidade 100% renovável em suas operações globais até 2025 e a redução das emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2030 como signatário da Carta da Indústria da Moda da ONU para Ação Climática.

MADE Responsibly 998
MADE Responsibly 998

A empresa também está trabalhando para enviar zero resíduos para aterros sanitários de suas fábricas de calçados até 2025, e a marca lançará um piloto de conserto de roupas este ano (com a Oficina de Renovação). A New Balance cita o poliéster e o couro como seus dois maiores impulsionadores do impacto climático, portanto, usará 50% de poliéster reciclado e 100% de couro ecológico em 2025.

Iniciativas de sustentabilidade

A ideia de usar sobras de fábrica ou materiais reciclados em tênis, já havia aparecido em 2008, quando Steve Nash estreou o tênis “Trash Talk” da Nike. A Nike também já relatou usar 100% de energia renovável em suas operações nos Estados Unidos e Canadá, bem como desviar 99% de seus resíduos de fabricação de calçados de aterros sanitários em suas principais instalações. Outra grande marca que também havia anunciado metas de sustentabilidade igualmente ambiciosas, é a Adidas.

*Com informações do Fastcompany e New Balance.

Como funciona o copo Stanley original e porque está fazendo tanto sucesso
Faz mais de 100 anos que a Stanley tem copos térmicos no mercado, mas foi só recentemente que o brasileiro tomou gosto por este...
Capa para sofá dá uma cara nova na sala e protege o móvel
Se você está pensando em dar uma cara nova para sua sala, mas não quer gastar muito, investir numa boa capa para o sofá pode ser a melhor solução. Além de mudar a...
Dicas para escolher a melhor bolsa tiracolo feminina
A maioria das mulheres adora a bolsa tiracolo. São elegantes, práticas e versáteis. Mas ainda existe um número grande de pessoas que tem dúvida de qual tipo, modelo e estilo...
Bota Bull Terrier para trilha aguenta a missão?
Se você é amante de trilha sabe como é difícil encontrar botas que estejam à altura da missão. A maioria disponível no mercado não oferece nem o mínimo de eficiência e...
Jóias de ouro que ficam bem e são baratas
Você já parou pra pensar em alguma jóia que ficaria super bem em você, mas por conta do valor ou de diversos tipos de materiais, você acabou ficando na dúvida em qual...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...