buscar
´

Quarto de bebê: Como escolher os itens perfeitos?

Quando o assunto é decoração e principalmente de quartos para recém-nascidos ou infantis, as dúvidas sempre surgem, já que o casal quer proporcionar um quarto limpo, com tudo o que for necessário em mãos e que ainda traga uma decoração bonita.

Estilo
2 semanas atrás
Quarto de bebê: Como escolher os itens perfeitos?

É preciso pensar no planejamento do quarto antes de decidir sobre os itens essenciais que irão compor aquele cômodo, é possível que você faça isso de forma mais barata, sem ultrapassar muito do seu orçamento. Existem algumas decorações feita a mão que além de serem uma gracinha, são mais baratas.

Vamos conferir alguns itens que não pode faltar no quarto do seu bebê, e como escolhê-los da melhor forma possível, então o que tal móvel precisa ter ou não, qual tipo de material é o melhor e o porquê. Vem comigo para esclarecer essas dúvidas.

Como começar o quarto do bebê?

Antes da escolha dos itens, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. O primeiro deles é, procure e pesquise por inspirações decorativas
Antes da escolha dos itens, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. O primeiro deles é, procure e pesquise por inspirações decorativas

Antes da escolha dos itens, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. O primeiro deles é, procure e pesquise por inspirações decorativas logo na descoberta da gravidez, pois será mais fácil separar cada tarefa para cada mês, deixando o trabalho mais árduo no começo.

É sempre importante que o casal tenha uma boa organização financeira, então tentar quitar as dívidas e controlar as despesas do mês é essencial nesse período. Lembre-se sempre de separar um orçamento para o quarto do bebê, assim você controla os gastos que terá mas que o mesmo não passe do orçamento pré-estabelecido.

Outra coisa importante é: Tenha uma reserva de emergência. Nunca sabemos o que se pode acontecer, talvez algum parente ficar doente, ou até mesmo o marido ou a mulher precisar de alguns remédios mais caros, entre outras coisas, então é crucial ter uma reserva destinada para emergências.

A escolha dos itens

Outra coisa importante é: Tenha uma reserva de emergência. Nunca sabemos o que se pode acontecer
Outra coisa importante é: Tenha uma reserva de emergência. Nunca sabemos o que se pode acontecer

Agora eu acho que é uma das coisas mais gostosas a se fazer, que é escolher os itens e móveis que irão compor aquele cômodo trazendo conforto e comodidade ao seu bebê, a mamãe e o papai também. Vamos conferir alguns itens que não podem faltar e como fazemos para escolher um de qualidade que não seja tão caro.

Berço

O berço deve ser o primeiro item a se pensar no quarto do bebê
O berço deve ser o primeiro item a se pensar no quarto do bebê

O berço deve ser o primeiro item a se pensar no quarto do bebê, ele deve proporcionar conforto, segurança e comodidade, então vamos trazer algumas medidas que você pode levar em consideração dependendo do tamanho do seu cômodo.

Alguns berços variam entre 1,30 a 1,50 m de comprimento e de 60 a 80 cm de largura. Essas medidas devem ser feitas de acordo com o tamanho do quarto, assim otimiza espaço mas continua trazendo conforto ao seu bebê. Na hora de escolher o tamanho, pense que normalmente o berço é utilizado até dois anos de idade, então um longo período. É recomendado também que se pegue por um berço um pouco maior, assim o colchão pode ser facilmente acomodado.

Existem vários tipos de berço, alguns que são móveis, outros que vem junto com cômoda e armários colados um no outro, entre diversos outros tipos. Você sempre deve prezar pela qualidade e segurança, então comprar um que possua grades mais altas sem correr o risco do bebê conseguir se apoiar ali quando já estiver perto de 1 ano.

Algumas medidas de padrão de segurança podem te ajudar, como o espaçamento entre as grades, que deve ter no máximo 6,5 cm, evitando que a cabeça da criança fique presa lá por algum motivo. Uma outra coisa que também é levada em consideração são as laterais ou seja, a distância entre o meio até a ponta do berço, é recomendado que a medida fique no seu máximo, que é de 2,5 cm, também evitando que o bebê prenda os braços ou punhos nas grades.

Uma outra opção é mandar planejar o berço, então deixa-lo dentro das medidas de segurança, mas de forma que ele otimize o espaço do seu cômodo, sem atrapalhar o fluxo ou qualquer outra funcionalidade de algum móvel.

Colchão

Como falamos do berço acima, agora é a hora da escolha do colchão, mas é pra adquirir qualquer um? Não! O ideal é que ele possua algumas proteções contra líquidos e também seja feito de materiais que combata os ácaros e microrganismos que podem se aglomerar ali.

Em algumas lojas que vendem enxovais infantis, berços e outros itens, você consegue encontrar o colchão com todos esses requisitos. É importante que ele tenha essas características para evitar quaisquer alergias ao recém-nascido.

Trocador

O trocador é outro item essencial para o quarto do bebê, a escolha do mesmo deve promover comodidade e conforto para o seu filho, além de ter uma altura que seja ideal para o pai e a mãe, ele não pode ficar nem lá em baixo e nem tão alto.

Armários e cômodas

É essencial possuir um armário e cômoda funcional, ou seja, que a mãe ou o pai tenham a altura o suficiente para buscar uma roupinha, fralda e outros acessórios do bebê. Além da beleza, busque por cômodas funcionais.

Lixeira

A lixeira sempre deve estar à disposição no quarto, você pode optar por um tamanho de porte pequeno a médio para conseguir jogar as fraldas, papéis, lenços entre outras coisas. É indicado que ela fique perto do trocador, assim você não precisa se distanciar do seu filho na hora da troca de fralda.

Cesto de roupas sujas

Conte com um cesto para colocar todas as roupas sujas do recém-nascido, e que de preferência ela esteja perto do trocador ou de outro lugar que você usar para trocá-lo.

Cadeira para amamentar

Conte também com uma cadeira de amamentação no quarto, pois será um lugar que a mãe deverá passar por um tempo indeterminado, então o ideal é que essa cadeira seja confortável e fique sempre no quarto, para manter um ambiente mais calmo e silencioso. Você pode optar por algumas poltronas com apoio para os pés, afim de trazer mais comodidade para a mãe e o bebê.

Decoração

Conte também com uma cadeira de amamentação no quarto, pois será um lugar que a mãe deverá passar por um tempo indeterminado
Conte também com uma cadeira de amamentação no quarto, pois será um lugar que a mãe deverá passar por um tempo indeterminado

A decoração é extremamente importante também, então alguns objetos como bichinhos de pelúcia, brinquedos também fazem parte dessa ala. Uma outra coisa bem indicada é a colocação de papéis de parede, especificamente dos acetinados que são específicos para quem tem alergia e mais indicadas para serem colocados em quartos infantis, pois seu material não acumula agentes nocivos.

O papel de parede é uma forma decorativa prática e barata, a modo que você não precise da contratação de um profissional para colocar a mão na massa, você mesmo consegue fazer isso. Outro benefício é que você pode retirá-lo facilmente e colocá-lo outro no lugar, conforme o bebê for crescendo ou aquele cômodo virar outra coisa no lugar.

As decorações variam de acordo com o gosto do casal, mas uma coisa falamos, não é preciso encher o quarto do bebê com muitas coisas que servirão apenas para enfeite, pois eles podem acabar acumulando muita poeira.

Basicamente, todos esses itens são os que não podem faltar no quarto do bebê, se você quiser adicionar um armário a mais ou outra coisa do tipo, fique à vontade. Pense sempre em manter a funcionalidade do quarto e procure por materiais de qualidade que irão promover segurança e conforto ao seu filho.

Quadros decorativos para sala, quarto, cozinha e onde mais você quiser
Aas telas sempre trazem um ar mais sofisticado, de realeza, já que as pinturas e até molduras acabam sendo feitas à mão, se você quer um ambiente mais rústico, voltado para...
Um banheiro pequeno pode ser lindo e confortável
Primeiramente, para planejar o piso, parede, decoração e todos os quesitos que irão compor o banheiro, vamos começar do zero. É de extrema importância que você tenha a...
Como planejar novas decorações sem sair de casa?
É bom você sempre estar por dentro do assunto que está pesquisando, hoje estamos falando sobre decorações, então é importante que você saiba como começar a planejar a sua...
Quartos de bebe: feminino, masculino, simples e planejado
Uma dica de ouro, procure por papéis de parede acetinados, que são específicos e ideais para o quarto do bebê e também pode ser facilmente aplicado, sendo indicado colocá-lo...
Papel de parede para quarto deve ter estilo
A escolha do estilo do papel de parede varia muito do gosto de cada pessoa e do lugar em que ela está colocando. Aqui iremos trazer algumas dicas de como colocar o papel parede e...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...