buscar
´

Um banheiro pequeno pode ser lindo e confortável

Quando falamos sobre banheiros pequenos, já é de se esperar reações negativas sobre isso, porque parece que não é um lugar que chama atenção, que não tem muito o que se fazer e que fica desconfortável pelo tamanho do cômodo, mas não é bem assim.

Estilo
3 semanas atrás
Um banheiro pequeno pode ser lindo e confortável

Um banheiro pequeno pode trazer um ambiente moderno, arejado e também muito confortável, e tudo isso depende da disposição dos móveis e de como você irá planejar a decoração do local, então por fim, dá pra ter o banheiro pequeno perfeito? Sim! E vamos trazer algumas dicas de como você pode fazer isso.

Aqui iremos comentar um pouco sobre como você deve escolher pisos, quais decorações ficam legais nesse ambiente, e como dispor os móveis para que fique um lugar confortável de estar, vem comigo!

Começando do zero

Um banheiro pequeno pode trazer um ambiente moderno, arejado e também muito confortável
Um banheiro pequeno pode trazer um ambiente moderno, arejado e também muito confortável

Primeiramente, para planejar o piso, parede, decoração e todos os quesitos que irão compor o banheiro, vamos começar do zero. É de extrema importância que você tenha a medida do cômodo inteiro, portanto a altura e largura da parede, e o comprimento do chão também.

Com as medidas em mãos você consegue começar a planejar onde cada móvel vai entrar, então você acaba possuindo uma visão ampla do cômodo e começa a pensar onde a privada e a pisa podem ficar, o chuveiro, entre outros.

Depois de obter todas as medidas, vamos pensar em quais azulejos e piso vale a pena você investir. Lembre-se, a escolha desses fatores irá trazer um up na sua decoração, e isso é muito importante pra trazer um ambiente aconchegante e bonito.

Calculando o revestimento da parede

Com as medidas em mãos você consegue começar a planejar onde cada móvel vai entrar
Com as medidas em mãos você consegue começar a planejar onde cada móvel vai entrar

A pergunta que não quer calar, como eu calculo o revestimento para as paredes? É simples, e como para todas as medidas, é preciso estar atento a um limite de erro, que normalmente corresponde a 5%. Vamos voltar um pouquinho e pegar a medida que foi tirada da área da parede.

O cálculo básico é a largura da parede x altura da parede. Além disso, você não pode se esquecer de subtrair portas e janelas que não receberão o revestimento, portanto meça a área da porta e multiplique pela área da parede, apara depois então subtrair pela área total.

Vamos aos exemplos:

Nesse cômodo existem 4 paredes, cujo a largura seja de 2m e a altura de 3m. A área total seria:

4 paredes x 2m de largura= 8 metros
8 metros x 3m de altura= 24m² (ÁREA TOTAL)

Agora que já temos a área total, vamos subtrair o valor de uma porta, o mesmo serve para uma janela ou algo fixado na parede que não irá precisar de revestimento. Nós temos uma porta de 0,9m por 2m de uma parede. O cálculo a ser feito é: 0,9 x 2= 1,8m² (área da porta). Agora, subtraia 24m² (A total da parede) por 1,8m², que resulta em 22,2m².

Vamos calcular a margem de erro agora, que corresponde a aproximadamente 5%. Então pegue a área total que é 22,2 x 0,05= 1,1 (margem de erro). Esse resultado deverá ser acrescentado em sua área total, portanto 22,2 + 1,1= 23,3m². Essa é a medida final dos azulejos que podem ser comprados.

Como escolher a decoração dos azulejos?

A decoração dos azulejos varia muitos de gosto para gosto
A decoração dos azulejos varia muitos de gosto para gosto

A decoração dos azulejos varia muitos de gosto para gosto. O ideal é que se defina uma cor que remete a um ambiente relaxante e confortável, para assim, escolher a estampa perfeita.

Existem todos os tipos de revestimento para parede que você imaginar, inclusive os papéis, que também estão sendo muito queridos por trazerem uma decoração inovadora e prática de se colocar. As estampas variam de diversas cores e formas diferentes, basta escolher o que mais agrada aos seus gostos.

Calculando o revestimento do piso

O piso também não difere muito do cálculo do revestimento da parede, portanto a conta é mais simples, você precisará apenas multiplicar a largura do chão pelo comprimento mesmo, no final, precisará contar com a margem de 5% de erro.

Vamos aos exemplos:

Vamos supor que o banheiro tenha 2,5m de largura e 2,5m de comprimento, sua área total seria equivalente a 5m². Esse resultado deverá ser multiplicado por 0,05 (margem de erro), portanto 5 x 0,05= 0,25. Área final: 5m² + 0,25= 5,25m².

Qual é o piso ideal?

Geralmente, quando se trata de banheiros com pouco espaço, ou seja, pequenos, os pisos que são mais neutros, claros e com estampas mais básicas são os que saem ganhando, pois eles trazem a sensação de que o ambiente é maior.

Geralmente, a escolha de pisos de porcelana são os mais escolhidos, mas alguns de outros materiais como cerâmicas também caem bem para esse ambiente.

A escolha e disposição dos móveis

Agora vem uma das coisas mais importantes e gostosas de se fazer, que é a escolha de onde cada coisa vai ficar. Geralmente, algumas pessoas optam por móveis planejados, ou seja, na contratação de um profissional, o mesmo avalia o cômodo e faz tudo sob medida, otimizando o espaço afim de trazer funcionalidade e conforto.

O ideal é que você mantenha o ambiente mais limpo o possível, isso não significa manter apenas com uma boa higiene mas sim como o ambiente em si. É importante que não tenha muita coisa amontoada em um lugar só, como toalhas jogadas, diversos cremes, secador, entre outras coisas. Por isso, a escolha de um armário planejado é essencial nessas horas.

Procure por um ambiente com cores mais claras e estampas com menos detalhes, os móveis precisam estar dispostos de modo que não atrapalhe a funcionalidade lá dentro, então que você possa se locomover facilmente sem ficar muito apertado.

Prefira portas de correr, assim elas acabam otimizando o espaço ainda mais, sem atrapalhar na hora de abrir ou fechar. Então percebeu como você pode ter um banheiro bonito e aconchegante sem precisar ser grande? Além de decorações divinas nas paredes, você pode optar por quadros também.

Essas sãos as nossas dicas de hoje, então tenha todas as medidas em mãos com base nas margens de erro, escolha o piso e revestimento da parede de acordo com materiais indicados e de sua preferência, além disso, opte por móveis mais planejados para poder otimizar todo o espaço.

Quadros decorativos para sala, quarto, cozinha e onde mais você quiser
Aas telas sempre trazem um ar mais sofisticado, de realeza, já que as pinturas e até molduras acabam sendo feitas à mão, se você quer um ambiente mais rústico, voltado para...
Como planejar novas decorações sem sair de casa?
É bom você sempre estar por dentro do assunto que está pesquisando, hoje estamos falando sobre decorações, então é importante que você saiba como começar a planejar a sua...
Quartos de bebe: feminino, masculino, simples e planejado
Uma dica de ouro, procure por papéis de parede acetinados, que são específicos e ideais para o quarto do bebê e também pode ser facilmente aplicado, sendo indicado colocá-lo...
Papel de parede para quarto deve ter estilo
A escolha do estilo do papel de parede varia muito do gosto de cada pessoa e do lugar em que ela está colocando. Aqui iremos trazer algumas dicas de como colocar o papel parede e...
Decoração: cozinha americana simples e chique
Pesquise para saber e ter uma ideia de qual a decoração mais agrada você, então seria uma cozinha com um estilo mais sóbrio, cinza, ou tons mais alegres e dinâmicos? Tudo...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...